Personalidades

Jesus Cristo não veio destruir a lei de Deus. Veio dar-lhe cumprimento, desenvolvendo-a e dando-lhe o verdadeiro sentido, adaptando-a ao grau de desenvolvimento humano. Quanto às leis estabelecidas por Moisés, pelo contrário, ele as modificou sensivelmente, no fundo e na forma; combateu os abusos das práticas exteriores e a observância de vãs tradições, tendo mesmo sintetizado todas elas nas seguintes palavras: “Amar a Deus sobre todas as coisas, e ao próximo como a si mesmo”, acrescentando que nessas singelas palavras estão contidas todas as leis e todos os profetas.



ALGUMAS PERSONALIDADES:

Hippolyte-Léon Denizard Rivail - Allan Kardec - nasceu no dia 03 de outubro de 1804, às 19 horas, na Cidade de Lyon, na França. Seu pai, Jean-Baptiste-Antoine Rivail, era magistrado, juiz de direito; sua mãe, Jeanne Duhamel, era professora; sua esposa, Amélie Grabielle Boudet, também, era professora. Como homem podemos dizer que foi professor, escritor, filósofo e cientista. Faleceu no dia 31 de março de 1869, com 64 anos de idade.



Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, considerado o médium do século e o maior psicógrafo de todos os tempos. Nasceu em Pedro Leopoldo, pequena cidade de Minas Gerais em 2 de Abril de 1910. Filho de um operário pobre e inculto, João Cândido Xavier, e de uma lavadeira chamada Maria João de Deus, falecida em 1915. Na altura tinha 8 irmãos, tendo todos sidos distribuídos por vários familiares e pessoas amigas.



Emmanuel é o nome do espírito que vem tutelando a atividade mediúnica de Francisco Cândido Xavier, o maior médium psicógrafo de sempre, hoje com cerca de 400 obras psicografadas.




Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti, cognominado o "médico dos pobres", tem uma biografia exemplar de renúncia para com o dever cumprido, custe ele o que custar. Antes de se tornar espírita, a sua conduta era a de um cristão. Nesse sentido, tão logo toma conhecimento de "O Livro dos Espíritos" não lhe fica difícil exclamar que era um "espírita de nascença", ou um "espírita inconsciente", pois tudo o que ali estava relatado lhe parecia familiar. De espírito moderado e pacificador, assumiu a presidência da FEB, conseguindo diminuir os elementos dispersivos.


Cairbar de Souza Schutel, nascido em família católica, batizado aos 7 anos de idade, cumpria suas obrigações perante a Igreja de Roma. Entretanto, já adulto e vivendo em Matão, converteu-se o ao Espiritismo, onde cuidou logo de legalizar o Grupo (hoje Centro) Espírita Amantes da Pobreza, cuja ata de instalação foi lavrada no dia 15 de julho de 1905. Resolvido a difundir a Doutrina Espírita pelos quatro cantos do mundo - e mesmo vivendo em uma pequena e modesta cidade no interior do Brasil - o "Bandeirante do Espiritismo", como ficou conhecido, fundou o jornal "O Clarim" no dia 15 de agosto de 1905, e a RIE - Revista Internacional de Espiritismo no dia 15 de fevereiro de 1925, ambos circulando até hoje.


Camille Flammarion nasceu em 26/02/1842, em Montigny- Le-Roy, França. Foi um homem cujas obras encheram de luzes o século XIX. Por longo período de tempo fez estudos no Observatório de Paris. Tornando-se espírita convicto, foi amigo pessoal e dedicado de Allan Kardec, tendo sido o orador designado para proferir as últimas palavras à beira do túmulo do Codificador do Espiritismo, a quem denominou o bom senso encarnado. Segundo Gabriel Delanne, foi um filósofo enxertado em sábio, possuindo a arte da ciência e a ciência da arte. Flammarion-poeta dos Céus, como o denominava Michelet, tornou-se baluarte do Espiritismo, pois, sempre coerente com suas convicções inabaláveis, foi um verdadeiro idealista e inovador.


Eurípedes Barsanulfo, nasceu em 01/05/1880, em Sacramento, Minas Gerais. Tomou conhecimento da existência dos fenômenos espíritas e das obras da Codificação Kardequiana através de informações prestadas por um dos seus tios. Despertado e convicto, converteu-se sem delongas e sem esmorecimentos, começando a sofrer, inclusive no seio familiar, as consequências de sua atitude incompreendida. Persistiu lecionando e entre as matérias incluiu o ensino do Espiritismo, provocando reação em muitas pessoas da cidade. Sob pressões de toda ordem e impiedosas perseguições, sofreu forte traumatismo, retirando-se para tratamento e recuperação em uma cidade vizinha, época em que nele desabrocharam várias faculdades mediúnicas, em especial a de cura, despertando-o para a vida missionária. Fundou o "Grupo Espírita Esperança e Caridade", no ano de 1905 e em 1.º de abril de 1907, fundou o Colégio Allan Kardec, que se tornou verdadeiro marco no campo do ensino.


José Herculano Pires, nasceu em 25/09/1914, em Avaré, São Paulo, onde revelou sua vocação literária. Aos 16 anos publicou o seu primeiro livro, Sonhos Azuis (contos) e aos 18 anos o segundo livro Coração (poemas livres e sonetos). Nascido em família católica, permaneceu no catolicismo até os 15 anos de idade. passando pela Teosofia e convertendo-se ao Espiritismo após cair-lhe nas mãos um exemplar de O Livro dos Espíritos, onde encontrou tudo o que procurava. Defensor inconteste da Doutrina Espírita, era um conferencista ardoroso. Combateu erros doutrinários, principalmente aqueles cometidos pelas Federações. A cada correção dava as suas razões. Não queria que um órgão coordenador do movimento espírita pudesse propagar falhas doutrinárias.


Nascido em 1846, Léon Denis e Allan Kardec têm, entre si, íntima relação. Ambos são druídas reencarnados, pois viveram nas Gálias, no século V a. C.. O nome Léon Denis está escrito no de Kardec, ou seja, Hippolyte LEON DENIZard Rivail. São Jerônimo de Praga, seu guia espiritual, fora discípulo de João Huss (encarnação anterior de Kardec), os dois queimados vivos, no Século XV, por ordem do Concílio de Constança. Léon Denis teve de lutar contra o materialismo, a falta de idealismo, o cientificismo e o positivismo de Augusto Comte, que grassavam nas universidades. As conferências, os congressos e os livros publicados foram suas armas para a divulgação e a consolidação do edifício doutrinário, alicerçado pelas pesquisas e análises de Allan Kardec.

Todos os Direitos Reservados Nucleo
Espirita Lar de henrique